Quem sou eu

Saudações, Iniciamos no corrente ano um espaço de troca entre nossa escola e a família. Colocamos até o momento, o cronograma de avaliações e trabalhos, para que os responsáveis pudessem acompanhar as datas de realizações das mesmas. A partir desse bimestre, ampliamos esse espaço, colocamos perguntas de interesse de todos, buscamos talento em nossa comunidade, damos início a um trabalho de educação maior com questões do ECA, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Educação para a Ciência, Educação para o Trânsito, leituras diversas e muito mais. Convidamos você a contribuir com esse espaço, abrindo e visitando-o habitualmente. Faça parte de nossa comunidade de forma pró-ativa. Abraço cordial.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Educação em História

Educação em História



Paraná


No século XVI, as terras que hoje fazem parte do estado do Paraná, pertenciam a capitania de São Vicente. Nessa época, a região era visitada por exploradores europeus em busca de madeira de lei. Somente no século XVII, em 1660, foi iniciada a colonização, com a fundação da Vila de Paranaguá, por colonos e jesuítas espanhóis. Curitiba, atual capital do estado, também foi fundada logo no início da colonização das terras paranaenses, tendo sido elevada a vila em 1693.
A descoberta de ouro em Paranaguá atraiu os portugueses, não só para o litoral, mas também para o interior. Quando, posteriormente, foi descoberto o ouro em Minas Gerais,a exploração da região paranaense diminuiu. Grandes extensões de terra já ocupadas por famílias ricas passaram a serem utilizadas para criação de gado.
Com o crescimento da exploração de ouro em Minas Gerais, cresceu também a demanda por gado e equinos na região. Como as grandes criações de gado e de equinos estavam localizadas ao sul (no Rio Grande do Sul, Paraguai e Argentina), foi aberto um caminho pelo qual o gado e os equinos seriam transportados, que ligava a Vila de Sorocaba (em São Paulo), a Viamão (no Rio Grande do Sul). A esse caminho deu-se o nome de “Caminho de Viamão”.
O gado e as mulas eram comprados na grande feira realizada em Viamão, e levados pelos tropeiros até a Vila de Sorocaba pelo Caminho de Viamão. Com o passar do tempo, as paradas ou os locais de pouso dos tropeiros, foram sendo povoados, dando inicio a novos municípios que atualmente formam um roteiro turístico, chamado de Rota dos Tropeiros.
Em 1853 a Província de São Paulo foi desmembrada, dando início à história oficial do Paraná, embora o Paraná só tenha se tornado um estado em 1859. A palavra Paraná tem origem no guarani, e significa rio caudaloso. Com o programa de imigração europeia, foram trazidos alemães, poloneses e italianos para o estado. Ao fim do século XIX, a erva-mate passou a ser o principal produto produzido no estado, onde também era grande a produção de café e a exploração de madeira. Nessa mesma época, dando um impulso da economia, entraram em funcionamento as primeiras estradas de ferro.
A Guerra do Contestado, conflito ocorrido no limite entre o Paraná e Santa Catarina, entre 1912 e 1916 foi o principal conflito ocorrido na história do estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário