Quem sou eu

Saudações, Iniciamos no corrente ano um espaço de troca entre nossa escola e a família. Colocamos até o momento, o cronograma de avaliações e trabalhos, para que os responsáveis pudessem acompanhar as datas de realizações das mesmas. A partir desse bimestre, ampliamos esse espaço, colocamos perguntas de interesse de todos, buscamos talento em nossa comunidade, damos início a um trabalho de educação maior com questões do ECA, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Educação para a Ciência, Educação para o Trânsito, leituras diversas e muito mais. Convidamos você a contribuir com esse espaço, abrindo e visitando-o habitualmente. Faça parte de nossa comunidade de forma pró-ativa. Abraço cordial.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

TRÂNSITO

Elementos do Trânsito
O Ser Humano
Considera-se usuário do trânsito toda pessoa que se utiliza das vias públicas como passageiro, pedestre, condutor e cavaleiro, que utilizam as vias públicas para irem de um lugar para outro ou transportarem coisas.
A Via      
É o ambiente natural e tecnologicamente transformado que deve priorizar o espaço específico e seguro para quem anda a pé, ou é passageiro ou conduz veículo ou é cavaleiro. Na via existem regras de circulação que devem ser conhecidas e sempre respeitadas, independentemente das vias estarem pavimentadas e sinalizadas.
O Veículo
Os veículos podem ser:
Automotores – ciclo motores, motocicletas, motonetas, automóveis, microônibus, ônibus, caminhonete, caminhão, etc.;
Elétricos – bonde, metrô;
Propulsão humana – bicicletas, triciclos, carro de mão (vendedores ambulantes, catadores de produtos recicláveis);
Tração animal – charrete, carroça, carro de bois, etc.;
Reboque e semi-reboque.
O Animal
São os animais utilizados para montaria e tração veicular, os selvagens que devem ser respeitados e preservados e os animais domésticos que não devem estar soltos nas vias.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA AS CRIANÇAS NO TRÂNSITO

As crianças são habituais companheiras de viagem no veículo, pelo menos uma vez por dia. São transportadas da casa para a escola, da escola para a casa, além do dentista, médico, natação e compras, fora os passeios nos finais de semana e as viagens com a família. Portanto, devem ser orientadas para o comportamento de respeito e segurança nas vias públicas, seja na condição de pedestre, passageiro ou condutor. Quando se fala em condutor, não nos referimos aos veículos automotores, ou que ela um dia vai conduzir este tipo de veículo. Mas a realidade é que atualmente nossas crianças usam bicicleta, muitas usam montaria, outras são vendedoras ambulantes e conduzem o veiculo do catador de produtos recicláveis.

Outro aspecto a considerar é que os brinquedos tais como skate, patins, patinetes, etc., não são veículos, mas brinquedos, e existe lugar apropriado e seguro para brincar com eles.
Muitas vezes, a falta de maturidade para aprender determinados comportamentos adequados no trânsito, pode ser confundido com distração, desobediência ou até pouca inteligência. Conhecer as limitações da criança é importante para entender porque ela não pode se comportar com a mesma desenvoltura do adulto no tráfego.
São características da criança:
·         Dificuldade de localização precisa dos sons que ela ouve no tráfego;
·         Capacidade de lidar apenas com um fato ou uma única ação de cada vez, até aproximadamente sete anos;
·         Dificuldade de julgamento da distância de um objeto nas vias de tráfego;
·         Tendência à distração e ao comportamento imprevisível, decorrente da concentração voltada exclusivamente para uma única atividade de interesse;
·         Necessidade de maior tempo para processamento de informações;
·         Dificuldade de encontrar locais seguros para atravessar que não sejam os evidentes, como as passarelas, por exemplo;
·         Incapacidade ou dificuldade de colocar-se na posição dos outros, o que é fundamental para a compreensão do jogo do trânsito. Isso só muda por volta dos onze anos de idade, quando a criança passa de uma visão do mundo centrada em si mesma para uma visão mais social;
·         Pequena estatura, que prejudica, tanto a visão do trânsito pela criança, como dificulta a visão da criança pelo motorista. Os olhos da criança estão entre 80 e 100 cm de altura, enquanto os dos adultos ficam de 150 a 175 cm de altura.
AGUARDE ALGUNS JOGUINHOS PARA VOCÊ SE DIVERTIR................
(extraído da internet: Educação para o trânsito, www.educacaotransito.pr.gov.br, em 25/11/2011)

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